Aquaponia
São sistemas agro aquícolas integrados capazes de produzir grande quantidade de alimento em um espaço reduzido com baixo consumo de água.
Este modelo de produção agroalimentar integra a criação de peixes e plantas, onde os resíduos da criação de peixes fertilizam o cultivo de plantas, as quais filtram a água e promovem o bem estar e crescimento sadio dos peixes.
Sistemas aquapônicos podem ser tanto em escala comercial quanto em escala doméstica.
Sistemas pequenos e médios são ideais para indivíduos/famílias que buscam uma alimentação saudável e livre de agrotóxicos ou mesmo para quem busca um paisagismo residencial ecológico, funcional e sustentável para ornamentar/decorar ambientes.
Sistemas comerciais repercutem o desenvolvimento de uma agricultura urbana sustentável que favorece a segurança alimentar e in loco, diminuindo consideravelmente custos em logística e perdas de parcelas de alimento nos processos de transporte e comercialização.
Com isso disponibiliza para os clientes alimentos frescos, sem a utilização de agroquímicos, promovendo uma relação de confiança mútua entre produtor e consumidor. Além disso a diversificação da produção permite uma estabilidade econômica frente as flutuações do mercado.
Visto isso, a Pedra Viva, que conta uma equipe de engenheiros de aquicultura altamente qualificada com uma década de estudos, projetos, construção, manejo e experiências nos mais variados sistemas aquapônicos, oferece:
- Consultoria especializada;
- Assistência técnica no local (atendemos a todo Brasil);
- Projetos 3D residenciais e comerciais específicos para cada localidade de acordo com a preferência do cliente;
- Dimensionamento acurado de sistemas de recirculação para aquaponia no que tange:
· Sistemas hidráulicos e aeração (bombas e tubulações);
· Densidade de cultivo e auxílio na escolha das espécies (peixes e plantas);
· Taxas de recirculação de água para cada compartimento;
· Sistemas de tratamento de água (sedimentadores/decantadores, filtros radiais, filtros mecânicos, biofiltro, degaseificadores, mineralizadores, filtro UV);
· Compartimento de produção hidropônica (NFT, balsas flutuantes, substrato, gotejamento, torres de cultivo);
· Taxa de arraçoamento dos peixes e quantidade ideal de plantas conforme requerimento nutricional de cada cultura;
· Suplementação nutricional;
· Sistemas integrados multitróficos (peixes, plantas, camarões, algas, plantas aquáticas);
- Construção e execução de projetos aquapônicos;
- Gerenciamento e acompanhamento do desenvolvimento do sistema (qualidade de água, taxas de recirculação, produtividade de peixes e plantas);
- Análises e relatórios de qualidade de água, lodo aquapônico, tecido animal e vegetal, doenças nas plantas e peixes;